quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bullying - como prevenir

No dia 13 de setembro de 2011 o filósofo e professor Silvio Costta, autor do livro Antibullying - uma estratégia para aprender e prevenir, esteve no programa Lá em Casa tirando dúvidas e alertando pais e mães para o problema.



Segundo ele é possível tratar o bullying de forma lúdica, sem fazer discursos morais sobre o tema. E ele propõe essa "brincadeira" através do livro/jogo que desenvolveu.

O autor explica que bullying é a atitude do "valentão", daquela pessoa que quer exercer o poder sobre o outro, amedrontar o outro, para aparecer e se sobressair aos demais.

A vítima:
O chamado "valentão" vai assediar a pessoa que tem um diferencial: ou porque é gordinha, ou magrinha demais, ou usa óculos, ou aparelho, ou é muito tímida...

Perfil da vítima:
É por causa da vergonha de suas fraquezas, ou da sua timidez, que a vítima de bullying geralmente não se revela, nem para os pais.

Como se defender:
Desenvolver a auto-estima é uma maneira de se defender do bullying.

Como prevenir:
Não se pode evitar o bullying, mas dá para prevenir se o professor observar seus alunos mais atentamente e os pais participarem mais das atividades com os filhos na escola.

Como saber se seu filho sofre bullying:
- a criança chega da escola atrasada todos os dias;
- a criança chega com a roupa suja ou rasgada;
- a criança perde dinheiro;
- a criança chega machucada e fala que caiu;
- a criança perde o material escolar, o celular;

Como a vítima pode dar um basta:
Quando a escola não consegue resolver o problema, as pais da vítima acabam tirando o filho da escola.

O assunto bullying tem sido mais discutido hoje do que era há 1 ano, mas as pessoas, e as escolas, principalmente, segundo o professor Silvio Costta, ainda não sabem lidar muito bem com a situação e não têm muita informação sobre o assunto, o que dificulta a prevenção e o tratamento dos casos.

A dica do professor Silvio Costta é conversar sempre com seu filho, estar atendo a tudo o que acontece com ele e, principalmente, olhar nos olhos da criança. Segundo Costta, os olhos de uma criança não mentem nunca!

Lá em Casa - inspirando pais a criarem filhos que façam a diferença no futuro!
Produção e apresentação: Vanessa Caubianco
Exibição: terça-feira, ao vivo, das 16h às 17h
Realização: AllTV
www.alltv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário