sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vida de Equilibrista

Nessa semana entrevistei a psicóloga Cecília Russo Troiano, diretora do Grupo Troiano de Branding, mãe de dois filhos (18 e 15 anos), esposa, esportista, mulher e autora dos livros Vida de Equilibrista e Aprendiz de Equilibrista, em que conta o resultado de pesquisas que realizou com mães que trabalham fora (seus medos, angústias, inquietações e satisfações) e com os filhos dessas mães (seus medos, dúvidas, satisfações e inquietações).

E eu separei aqui alguns tópicos da nossa conversa, que acho que são úteis para nós, mães, mulheres, esposas, profissionais, equilibristas e sempre culpadas porque deixamos uma coisa ou outra por fazer:

1) Mãe está sempre sem tempo MESMO. A própria Cecília só conseguiu escrever os livros depois que seus filhos já estavam grandes (o primeiro livro foi lançado em 2007);
2) A grande queixa das mulheres diz respeito à culpa. E quando ela trabalha fora esse sentimento se acentua;
3) Por isso mesmo, o grande momento da vida da mulher (e talvez o mais difícil) é quando acaba a licença-maternidade;
4) Por outro lado, a gente tem muito mais culpa do que efetivamente nossos filhos nos colocam;
5) Dá para conciliar carreira e maternidade e ter filhos saudáveis e felizes;
6) Os filhos de hoje nasceram vendo pai e mãe saírem para trabalhar fora. Então para eles isso é normal;
7) Nossos filhos aprendem muito mais com o que a gente faz do que com o que a gente fala. Então, se eles virem que a mãe é honesta, trabalhadora e dá duro para ajudar com a casa e a família, eles certamente terão orgulho dela e um bom exemplo a seguir;
8) O segredo é estar bem resolvida sendo mãe em tempo integral ou trabalhando fora em tempo integral;
9) Nossos filhos sentem isso e ficam felizes se estamos felizes;
10) Trabalhando fora ou em casa, o mais importante é dar atenção, carinho e amor aos filhos quando estamos com eles.

E vocês, sentem culpa?
Como fazem para equilibrar todos os "pratinhos" do seu dia-a-dia?





Para assistir à entrevista, clique aqui:





3 comentários:

  1. Oie!! Adorei isso!A danada da culpa parece que sai de dentro da gente com o filho e não sai de perto mais nunca...lutei mt contra ela..larguei dois empregos por causa disso,pois n sabia como lidar e sofria mt ,me achando uma mãe ausente.Com o tempo fui aprendendo que qualidade é melhor que quantidade,voltei a trabalahr..hj tenho dois empregos,vivo numa loucura,mas amo meu filho,convivo bem com isso e ele entende!
    Costumo dizer que a culpa não sumiu..ela nunca vai embora..encaro ela como se ela estivesse ali,dormindo no tapete da sala,igual meu gato de estimação...ao menor ruido ela pode acordar..
    e eu vou seguindo com passos bem lentos para n acordar a danada da culpa!!hehehe..
    beijosssss!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Amiga, é assim mesmo...rsss. Mas a boa notícia é que ela é mais nossa do que deles (nossos filhos). Graças a Deus!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. adorei esse tema!
    me senti totalmente nele.
    equilibro tudo e mais um pouco e vira e mexe arrumo mais uns pratinhos extras...
    kkk
    sobre a culpa?
    tenho sim, mas acho que já estou sabendo lidar bem com ela.

    bjocas

    ResponderExcluir